O Centro de Educação Infantil Tempo de Aprender, localizado no bairro Vila Pedrini, atende aproximadamente 120 crianças matriculadas em período integral. São atendidas crianças de 4 meses a 04 anos e 11 meses de idade. Conta com salas de Berçário I, Berçário II, Berçário III e Maternal.

A unidade escolar fica aberta das 06h30min às 18h30min.


A partir do início de 2013, o C.E.I. Tempo de Aprender está desenvolvendo suas atividades em novas instalações, projetadas para o conforto, bem estar e melhor aprendizado das crianças.

As crianças recebem do poder público municipal diariamente as três principais refeições (café/ almoço/janta).

As atividades são baseadas em dois temas: Educar e Cuidar, voltadas ao desenvolvimento integral da criança para construção de sua própria identidade. Nos projetos pedagógicos estão integradas todas as áreas do conhecimento. As crianças exercitam suas funções cognitivas, motoras, afetivas e sociais.


Considerando que sempre é "Tempo de Aprender", espera-se que a escola contribua para a constituição de uma cidadania de qualidade, cujo exercício reúna conhecimentos e informações direcionados a um protagonismo responsável.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Maternal e o "Pé do Igor".

      Dando continuidade ao estudo do corpo humano, a Turma do Maternal explorou a história: “Como é bonito o pé do Igor”. A partir da literatura foi possível explorar com as crianças o desenvolvimento de um ser humano desde bebê, até a fase adulta.
      Algumas atividades foram desenvolvidas a partir desta literatura, dentre elas:
      - conto e interpretação da história;
      - modelagem do pé do Igor e do pé de cada criança com massinha de modelar;
      - contorno dos pés das crianças, pintura e recorte;
      - realização de um circuito confeccionado com os pés de cada um para aprimorar a coordenação motora e a lateralidade das crianças.
 






Professoras Daniela e Fabíola

Berçário I e o Sapatinho Musical!

     Para realizar essa atividade, confeccionamos o "sapatinho musical". Fixamos um chocalho pequeno na ponta de um dos sapatinhos (meias). Calçamos o "sapatinho musical" em um dos pés.
    O desafio foi estimular o bebê a mexer as pernas, e a partir desse movimento, o bebê, ao perceber o som, interage com o chocalho, mexendo os braços e pernas tentando colocar o chocalho na boca.




Cantigas de Roda no Berçário II A

      Como toda aprendizagem na educação infantil é um processo, assim procede com as cantigas de roda.
      Iniciamos o processo de aprendizagem com as crianças sabendo que os mesmos não fariam com perfeição no primeiro dia e nem todos iriam participar. Com a premissa de que de que o aluno é o primeiro professor da criança, constatamos que as mesmas observavam seus colegas e vinham para a roda fazer a atividade.
      Semana que vem postaremos mais fotos da evolução da atividade proposta.





Berçário II A e a Contação de Histórias

      A contação de histórias é sempre um momento mágico para as crianças e repleto de descobertas. 
      Ao contarmos estórias infantis do interesse das crianças e compatíveis com o grau de entendimento para esta faixa etária, percebemos nas crianças um grande interesse, e além de proporcionar-lhes conhecimentos, também torna-se um momento de descontração por ser uma atividade desenvolvida de maneira lúdica.


Professoras: Kássia, Mara e Teresinha


PERÍODO DE ADAPTAÇÃO NO BERÇÁRIO III B

      Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e de estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.( RCN, 1988, p. 23).
Nós da  turminha BIII-B realizamos muitas atividades legais, vejam só!
 

 Aprendem os nomes dos colegas  brincando e cantando e assim desenvolvemos  a atenção a percepção, a imaginaçao e assim vamos descobrindo que todos temos um nome.
 


 Com nossas mãos....
 

nos tornamos   criadores  de maravilhas, e aprimoramos nossa  coordenação motora fina.
 

 Exploramos o calendário diariamente, estimulando a noção de sequência e tempo.

Reconhecemos nosso entorno, e descobrimos que temos vizinhos diferentes.
E que legal ver as imagens do passeio!



A CASA DO JOÃO RATINHO

Adoramos histórias e através delas conhecemos mais coisas sobre o mundo!


E através delas criamos os personagens.
E podemos imitá-los também.

Nos tornarmos construtores de casas, e aprendemos sobre as formas geométricas.

Gostamos de registrar nossas experiências de aprendizagens.

Também gostamos de uma ginástica, imitando os movimentos da música.

Agora paramos um pouquinho para relaxar, que delícia!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Maternal recebe uma visita especial para entender o crescimento...

      Na semana que passou a turma do Maternal recebeu uma visita especial.
No primeiro momento, a professora Juleci da turma do Berçário I veio à sala do Maternal com a aluna Yasmin.
      O objetivo da visita foi conhecer o outro, valorizar e reconhecer-se como ser humano e que vivemos em sociedade, que possuímos uma história.
       No segundo momento a turma do Maternal foi visitar a sala do Berçário I, conhecer o grupo (bebês), as professoras, a rotina, alimentação, cuidados, higiene, enfim, interagir com eles.
      Posterior à visita realizaram-se registro através de desenho e a construção da linha do tempo, observando que nascemos pequenos e com o tempo (meses e anos) passamos por todas as fases do desenvolvimento humano.





Professoras Ivânia e Daniela