O Centro de Educação Infantil Tempo de Aprender, localizado no bairro Vila Pedrini, atende aproximadamente 120 crianças matriculadas em período integral. São atendidas crianças de 4 meses a 04 anos e 11 meses de idade. Conta com salas de Berçário I, Berçário II, Berçário III e Maternal.

A unidade escolar fica aberta das 06h30min às 18h30min.


A partir do início de 2013, o C.E.I. Tempo de Aprender está desenvolvendo suas atividades em novas instalações, projetadas para o conforto, bem estar e melhor aprendizado das crianças.

As crianças recebem do poder público municipal diariamente as três principais refeições (café/ almoço/janta).

As atividades são baseadas em dois temas: Educar e Cuidar, voltadas ao desenvolvimento integral da criança para construção de sua própria identidade. Nos projetos pedagógicos estão integradas todas as áreas do conhecimento. As crianças exercitam suas funções cognitivas, motoras, afetivas e sociais.


Considerando que sempre é "Tempo de Aprender", espera-se que a escola contribua para a constituição de uma cidadania de qualidade, cujo exercício reúna conhecimentos e informações direcionados a um protagonismo responsável.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MATERNAL: BRINCANDO COM PIÕES

Dando continuidade ao resgate das brincadeira folclóricas, nesta semana a turma do Maternal brincou com PIÕES. Brincadeira antiga que, através da pesquisa com pais, foi muito citada.
Várias atividades estabeleceram o estudo e o conhecimento através da exploração deste brinquedo.
A apresentação em caixa surpresa do brinquedo, confecção de piões com material alternativo (espetinho e folhas de revista), representação através de desenho, músicas, apreciação e releitura da obra de arte “Piões”, de Cândido Portinari.















Berçário II – A e o peixinho da turma

Esta semana as crianças do Berçário II – A conheceram o peixinho da turma. A professora trouxe e fez uma surpresa para que as crianças pudessem adivinhar qual o animal estava escondido.
Puderam observá-lo, repetir a palavra “peixe”, estimulando assim seu vocabulário e também puderam alimentá-lo.
Como ele permanecerá na sala, todos os dias uma criança irá dar comida ao peixe, criando assim um elo com o mesmo.








Professoras Kássia, Rosangela e Ruth

Berçário II – A e o amigo diferente

Recebemos na sala a visita de um amigo diferente, “um Ramister”, que aguçou a curiosidade das crianças. Elas tiveram a oportunidade de conhecer este pequeno animal e puderam dar início ao processo de assimilação do conhecimento da existência de diversos tipos de animais.








Professoras Kássia, Mara e Terezinha

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Berçário III – A e a Festa no Céu

Trabalhando o folclore, esta semana a turma do Berçário III – A desenvolveu diversas atividades através da história: Festa no Céu.
No tapete mágico conheceram os personagens e a história, após desenharam com cola colorida os animais. E finalmente enfeitaram o casco da tartaruga, personagem principal da história.




Maternal entre Lendas e Contos

A turma do Maternal durante esta semana estabeleceu continuidade ao estudo: “Entre lendas e contos”, dando ênfase ao resgate histórico das brincadeiras folclóricas.
As professoras desenvolveram várias brincadeiras que se brincava antigamente.
Tudo começou em uma pesquisa com os pais das crianças a fim de saber quais brincadeiras eles brincavam. Foi montado gráfico e a partir deste iniciou-se a exploração.
“Ensinar as crianças a brincar, perfazer um resgate histórico é mostrar a eles que brincar é saudável, pois seus pais brincavam assim e hoje ainda podemos brincar. As brincadeiras populares são consideradas parte da cultura e temos que transmitir de geração para geração”. (Relatam as professoras)